Consumo na Adolecencia
O fetichismo da mercadoria desperta o consumismo nos adolescentes
Os adolescentes são um público muito visado por certas marcas, essa parcela do mercado consumidor é uma fonte de dinheiro para diversas companhias. Os veículos de comunicação usam a principal característica do adolescente (se sentir aceito) para explorarem a vontade de consumo na adolescência. É necessário que os pais não cedam ás vontades de consumo dos filhos.
O consumo na adolescência é algo que deve ser analisado, pois pode se tornar um problema para a família. Muitos adolescentes acham que para se auto afirmarem precisam da roupa da marca X, do celular Y e, normalmente, essas marcas são mais caras do que de lojas de departamento. Muitos pais acabam gastando mais do que podem apenas para satisfazerem os prazeres dos filhos.
O maior problema de satisfazer a vontade do adolescente é de que esse prazer é momentâneo, em alguns dias algo novo será lançado e esse adolescente vai querer consumir de novo. Um dos maiores incentivadores do consumismo adolescente são os meios de comunicação. Eles ditam tendências e os adolescentes querem segui-las.
Outro fator que potencializa o consumismo é o fetichismo da mercadoria. Os produtos deixaram de ser apenas algo par se usar e passaram a ser adorados, você não precisa ter 10 bolsas, 50 pares de sapato, 30 vestidos, mas você quer ter. O fetichismo da mercadoria é um dos motivos do consumismo exacerbado da nossa sociedade.
Consumismo na adolescência
Segundo dados da pesquisa da Kantar Worldpanel, as famílias com jovens entre 12 e 19 anos em casa têm gastos acima de 5% dos ganhos mensais.
Uma turma que acaba pedindo aos pais computadores, celulares, roupas, calçados e dinheiro para sair com os amigos. É nessa fase que o orçamento da casa pode ficar mais pesado e a família vai precisar conversar para não se endividar sem necessidade.
Brigar e impor limites muito severos pode não ser a melhor alternativa para