Consumo de tecidos
Geralmente nas fábricas o setor de Planejamento e Controle da Produção (PCP), é responsável por realizar o cálculo de consumo das ordens de produção ( ordens de produção, são documentos contendo a Referência da peça, o tamanho e quantas vezes cada tamanho tem de ser cortado).
Ex:
Regata ref 01
P
M
G
5
10
5
Geralmente é feito nessa proporção, as peças do meio de grade (m), são 50% da frequência e os outros tamanhos são 25% cada um, se for uma grade que tenha mais tamanhos do que 3, exemplo pp,m,g, Se divide os 50% no restante da grade. Porém a maneira como cada pcp se organiza é muito particular, cada empresa cria um modo de agilizar o setor do corte e também fazê-lo economizar. Algumas empresas acumulam pedidos, geralmente seu prazo de entrega é maior, pois assim conseguem acumular pedidos de muitas empresas, o que faz com que consigam encaixar mais peças de uma só vez.
Particularidades do setor de corte:
O melhor jeito para economizar tecido é encaixar um tamanho grande com outro pequeno. Ex: p com g. Pois os moldes menores vão se encaixando nas fendas que acontecem entre um molde e outro do tamanho g.
Por mais que você tenha uma máquina de faca, e que sua faca seja alta, enfestos muito altos tendem a inclinarem durante o corte, o que prejudica o corte, fazendo com que as peças de cima fiquem de um jeito e as de baixo de outro.
Para firmar o tecido existem espécies de grampos que prendem o tecido na mesa, e há sprays que prendem o risco do encaixe na primeira camada de tecido, a cola sai com água ou até mesmo com o tempo.
Quando falamos de fábrica de lingerie, biquínis, os enfestos serão sempre mais baixos, pois pelo tecido ser muito maleável, uma camada escorrega sobre a outra na hora do corte, por isso não podemos empilhar muitas chamadas de tecido. Por esse motivo são usadas máquinas de corte de disco e não de faca.
Máquinas de corte de disco são geralmente menos potentes por isso ao tentar