Calculo de consumo médio
No sistema de produção em massa (grande quantidade de um mesmo produto), há a necessidade de montar primeiro a peça piloto para testar o comportamento do produto, o consumo médio de matéria-prima. Este procedimento denomina-se Planejamento, Programação e Controle de Produção (PPCP). Se dentro do seu planejamento a intenção é produzir 100pçs, você não vai querer que falte matéria-prima ou que sobre no seu estoque. Se faltar matéria-prima, você não tem garantia de encontrar o complemento no mercado (lojas ou indústrias). No modelo de administração atual, produto em estoque significa perda de dinheiro. Basearei os exemplos de calculo de consumo em vestuário por ser a área de meu domínio, mas o procedimento em outros produtos é praticamente o mesmo. Considerar sempre a largura do tecido. O encaixe da modelagem deve ser feito sempre encostado na ourela do tecido em direção a outra extremidade. Não tem necessariamente que preencher de um lado ao outro. Pode ocorrer sobra em um dos extremos. Ex.: Iniciaremos por um modelo simples com uma almofada e tecido com as seguintes medidas: Medida da modelagem da almofada: 35 x 35 (quadrado) Largura do tecido: 1.40m Para montar a almofada, serão necessários dois quadrados, portanto se cada quadrado tem 34cm e o tecido tem 140cm, dá para encaixar 4 quadrados = duas almofadas.
Altura e largura de cada retângulo = 34cm Largura do tecido = 140cm
Qual o consumo de cada almofada? Se foram encaixados 4 quadrados, mede-se a altura do risco e divide pela quantidade de peças completas (no caso duas almofadas) X =0,34 (medida do quadrado) altura do encaixe 2 (duas almofadas) X= 0,17cm, (consumo médio de cada almofada)
Se for cortar 100 almofadas, considere que na largura do tecido você consegue duas almofadas completas. X=0,17cmx100pcs = 17m(dezessete metros) A matemática nos permite utilizar outras formulas que chegam no mesmo