Vírus
- VÍRUS -
04) (UNESP – JULHO/2006) Em laboratório, o meio mais adequado para se cultivar e multiplicar vírus que se destinam à pesquisa é inoculando-os em a) ovos fertilizados de galinha e livres de contaminação por qualquer outro tipo de microrganismo. b) ovos não fertilizados de galinha e livres de contaminação por qualquer outro tipo de microrganismo. c) meio de cultura estéril, que contenha todos os aminoácidos e demais nutrientes necessários à multiplicação viral.
d) meio de cultura estéril, que contenha todos os nucleotídeos necessários à duplicação do DNA viral e, no caso de vírus de RNA, que também contenha a enzima transcriptase reversa.
e) meio de cultura que apresente colônias bacterianas em crescimento, ao qual adiciona-se antibiótico logo após a inoculação viral.
ib ul an do w
02)(UFU/2006) A figura abaixo representa o ciclo vital do vírus da imunodeficiência humana (HIV).
03) (UNIVALE/2006) Os bacteriófagos são vírus que se caracterizam por:
a) Terem uma cápsula formada por moléculas de lipoproteínas. b) Possuírem grande atividade metabólica essencial à sua reprodução.
c) Serem capazes de produzir seu próprio alimento no interior de bactérias um
d) Serem constituídos de uma cápsula protéica e um miolo de DNA.
e) Serem constituídos de nucleoproteína capaz de penetrar interinamente em células bacterianas, reproduzindo-se por bipartição.
eb
.c
om
.b
r
01) (UFRR/2007) Os vírus são ou não são seres vivos? Essa questão tem estimulado grandes debates e desafiado as diferentes correntes da
Biologia. Dentre as alternativas abaixo, qual a que apresenta as características que sustentam a inclusão dos vírus no mundo vivo?
a) presença de material genético e de organização celular. b) ausência de material genético e metabolismo próprio. c) presença de material genético e ausência de organização celular.
d) ausência de material genético e de