Do mundo da leitura para a leitura do mundo
Na história do Brasil, a família passou por períodos distintos ,os quais se relacionavam o contexto sociocultural e econômico no país.
No Brasil-colônia, marcado pela escravidão e pela produção rural as exportações, o modelo era uma família extensa , patriarcal e os casamentos baseavam-se em interesses econômicos.
Nas últimas três décadas, a tradicional divisão de papéis entre o homem e a mulher teve grandes alterações . As mulheres pleiteiam as mesmas faculdades e ocupam espaços cada vez maiores no mercado de trabalho.
A mulher fez um movimento que lhe garantiu uma posição diferente no mundo. O problema parece surgir quando por não enfrentar sua nova condição, a mulher se cobra e faz coisas demais, como uma espécie de punição por ter abandonado os filhos, passando tanto tempo fora de casa.’ como a estrutura familiar atual interfere na educação dos filhos? Deste questionamentos surgem outros: A aprendizagem escolar possui relação com a família? Como a escola pode auxiliar, no contexto familiar , a aprendizagem dos filhos? A partir das últimas décadas do século XIX, identifica-se um novo modelo de família . O homem continua detentor da autoridade , enquanto a mulher assume uma nova posição ‘’dona de casa.” Desde cedo, a menina é educada para desempenhar seu papel de mãe e esposa, zelar pela educação dos filhos e pelos cuidados com o lar. A família É indispensável á garantia da sobrevivências e da proteção integral dos filhos , independentemente da estrutura familiar, ou da forma como vêm se estruturando. É a família que propicia a construção dos laços afetivos e a satisfação das necessidades no desenvolvimento da pessoa. Ela desempenha um papel decisivo na