Trabalhos Lucas
A caixa d’água tem a função de armazenar água em momentos em que haja suspensão do fornecimento na região. A realização do cálculo da quantidade de água necessária para atender o consumo de uma edificação, é uma forma de saber a quantidade de litros que a caixa d’água deverá ter, para suprir a necessidade de uso diário.
A necessidade do cálculo preciso de litros é fundamental para que a água não fique muito tempo armazenado na caixa d’água, evitando a proliferação de fungos e bactérias, que prejudicam a saúde dos habitantes.
O cálculo é realizado de forma simples, basta multiplicar a quantidade de moradores na edificação por 200, e acrescentado uma reserva de 25% de água, que resulta no valor total de consumo diário.
Quantidade de litros = (número de moradores X 200) + 25% = consumo diário
Exemplo:
QL = (4 x 200) + 25%
QL = 1000 litros
Quantos dias sem abastecimento a caixa deve suprir?
As normas brasileiras dizem que os reservatórios de água devem ser suficientes para suprir dois dias do consumo de uma casa. Entretanto, esse número pode variar em função da localização da casa e do tipo de utilização.
Num local em que a falta d'água é frequente e pode demorar vários dias para ser restabelecida, é possível dimensionar um reservatório para três ou quatro dias de consumo, por exemplo. Da mesma maneira, o reservatório de um estabelecimento comercial que depende fundamentalmente da água para o funcionamento (como um restaurante ou um salão de cabeleireiros) justifica construir um reservatório para mais dias a fim de não prejudicar o funcionamento pela eventual deficiência no abastecimento.
Como dimensionar o reservatório?
Há tabelas que mostram o consumo médio de água para cada tipo de construção. Para uma residência, o consumo médio por pessoa é de 150 litros por dia. No caso dos apartamentos esse consumo é maior, 200 litros por pessoa por dia em função da maior pressão da água, que