CONSUMO DE NA ADOLESCÊNCIA
Hoje em dia ouvimos constantemente a palavra “drogas”, seja na rua, dentro de casa no ambiente familiar, na escola, no trabalho, nas mídias, em vários lugares e em diferentes momentos.
As drogas, são substâncias que causam a actividade bruta e impulsiva do cérebro, quer seja nos animais, quer seja nos homens, e podem causar dependência química, pois, essas substancias actuam no nosso cérebro, e, são exemplos de drogas o tabaco, as bebidas alcoólicas, a marijuana, o café e algumas ervas de chá. O uso das drogas começou em certas tribos da África e da América, em rituais mágicos e religiosos, e em outros costumes culturais, tendo assim se expandido pelo mundo através da migração das tribos, e hoje, é um dos maiores problemas da sociedade.
O seu consumo tem trazido inúmeros problemas e tem criado diferentes casos de tragédia (violências, imoralidades, acidentes), mas também trouxe algumas boas novas, como o seu uso no tratamento de doenças e na criação de fármacos.
Mas, o seu uso tem levantado algumas questões:
Porque as pessoas têm problemas em parar de usa-las?
Quais as consequências do seu uso?
Como uma pessoa começa a usa-la?
Quantos tipos existem?
O seu consumo pode ser combatido e prevenido?
Como?
As famílias têm algum papel na prevenção?
No nosso país como está a situação de consumo?
Algumas dessas questões ser-lhe-ão respondidas neste pequeno trabalho de carácter educativo e informativo que se baseia na “temática do consumo das drogas, e algumas sugestões e recomendações para a sua abolição da sociedade”
Boa leitura!
1º Capítulo
Na nossa sociedade actual, têm ocorrido casos e mais casos que tornam o ambiente social um meio perigoso e influencio, bem vale recordar os ditados que dizem:
“Melhor prevenir do que remediar” e “é de pequeno que se rectifica o pepino”
Estas duas frases, talvez sejam dos conselhos mais bem pensados e humildes já escritos por uma mente pecadora, e aplicando, ou melhor,