Consumo de energia
Os recursos naturais serão conservados para que as gerações futuras tenham um ambiente saudável.
A disponibilidade de energia é um importante fator para o desenvolvimento de determinada região. Ao lado de políticas destinadas a garantir a distribuição e aumentar a geração de energia, exige-se a prevenção dos impactos causados pela instalação de novos empreendimentos e adoção de medidas que implementem sua eficiência.
Variável
Consumo per capita de energia em toneladas equivalentes de petróleo.
Justificativa
O consumo de energia é uma boa medida, tanto da saúde da economia, como do meio ambiente, já que praticamente toda a atividade econômica requer a utilização de alguma forma de energia e qualquer forma de produção e utilização de energia causa algum impacto ao meio ambiente.
Sobre o Indicador
Consumo de energia per capita é a relação entre o consumo total de energia (energia primária + energia secundária), medido em tonelada equivalente de petróleo e a população de determinada região.
Consumo per capita de energia em toneladas equivalentes de petróleo 1995-2004.
Consumo per capita de energia em toneladas equivalentes de petróleo 2005-2007.
Mapas
Este indicador não apresenta mapas.
Para Comparação
Nos países industrializados da União Européia, o consumo médio em 1998 era de 3,22 tEP per capita, enquanto a média mundial era de 1,66 tEP per capita. No Brasil, o consumo de energia em 1998 era de 1,3 tEP per capita e em 2000 caiu para 0,89 tEP per capita.
Fonte: Senador Osmar Dias. 1998. "Gasoduto Bolívia-Brasil" (artigo publicado no site do Senado Federal); Ministério das Minas e Energia / Balanço Energético Nacional, 2002.
Para Pensar
Estudos indicam que se pode utilizar o consumo de energia per capita como um indicador dos níveis de desenvolvimento de determinada região. Na maioria dos países nos quais o consumo de energia potencial per capita está abaixo de uma tonelada