Mercado de capitais
Faculdade de Ciências Sociais Aplicadas
Disciplina: Mercado de Capitais
Mercado de capitais
Análise técnica x análise fundamentalista de ações
Mercado de Capitais
Análise técnica x análise fundamentalista de ações
Trabalho apresentado como requisito de avaliação do curso de Administração de Empresas do Centro
Universitário Una para aprovação em disciplina.
Professor: Rafael Falci
Belo Horizonte
2013
1 – Introdução
Este artigo tem por objetivo abordar os conceitos e as diferenças entre os tipos de análise de ações fundamentalista e técnica.
Um dos fatores determinantes para o sucesso no mercado de ações é a capacidade de analisá-las de forma correta, para saber o momento certo de entrar e sair do mercado sem se prejudicar. O objetivo final da análise de investimento é saber quais ações se pode comprar ou vender. Para avaliar uma ação é necessário comparar o preço de mercado com seu preço justo.
2 – Análise fundamentalista
A análise fundamentalista considera que o preço de uma ação está ligada a expectativa de resultados futuros da empresa. Esta análise é um estudo dos fatores que afetam a oferta e demanda do mercado, com o objetivo de determinar o valor intrínseco de um ativo. A partir disso, o analista poderá comparar o preço encontrado com o preço do mercado.
Esta análise geralmente está atrelada a grandes movimentos no longo prazo e não informa o tempo certo para entrar ou sair do mercado.
O principal objetivo da análise fundamentalista é avaliar o comportamento da empresa para que se possa determinar seu real valor.
A principal justificativa para o uso dessa análise é a de se antecipar ao mercado. O analista compreende que o mercado não é eficiente a curto prazo e se baseia nisso para analisá-lo a longo prazo.
*O preço é avaliado