Consumismo
Durante muito tempo se ignorou a opressão e a miséria que vitimava o povo, diziam que estes eram conformados com a vida subdesenvolvida. Mas as revoltas político-sociais provam que não somos tão passiveis como a história tradicional desejaria. Revolta de Canudos, Guerra do Contestado, Revolta da Vacina, Revolta da Chibata, entre outras, são respostas contra a situação de miséria e opressão que se vivia na República Velha.
Revoltas messiânicas (liderança religiosa)
O termo messianismo é usado para designar os movimentos sociais em que milhares de sertanejos fundaram importantes comunidades comandas por um líder religioso. Na República Velha, os dois principais exemplos de messianismo foram os movimentos de Canudos e do Contestado.
Revolta de Canudos (1893-1897)
Esta revoltava teve como líder Antônio Vicente Mendes Maciel, mais conhecido como Antônio Conselheiro. Devido, por exemplo, ser contra o casamento civil foi identificado como fanático religioso e monarquista. No ano de 1893, Antônio Conselheiro estabeleceu-se em Canudos. Canudos tinha leis e governo próprios. Não obedecia às autoridades que governavam o país. Só em 5 de outubro de 1897, canudos foi completamente destruída.
Guerra do Contestado (1912-1916)
Começaram a se organizar contra a situação que os oprimia sob a liderança de um “monge” chamado João Maria. José Maria reuniu mais 20 mil sertanejos que lutavam por um pedaço de terra e uma vida mais justa. Como ocorrera em Canudos, os sertanejos do Contestado foram violentamente perseguidos pelos donos das empresas estrangeiras. Em novembro de 1917, José Maria foi morto em combate.
Protesto no Brasil
Revolta de um povo insatisfeito com o governo. Levando-os as ruas para manifestar e mostrar sua indignação.
Relação
Por mais que nos movimentos messiânicos teve uma relação com uma liderança religiosa, fazendo estes diferentes dos protestos aqui