Vitaminas
Fundamentais para a manutenção dos processos biológicos vitais, a vitamina, é um composto orgânico biologicamente ativo, necessário ao organismo em quantidades muito reduzidas para manter os processos vitais. A carência de vitaminas na dieta produz doenças graves, as avitaminoses, como o raquitismo, a nictalopia (cegueira noturna), a pelagra, diversas alterações no processo de coagulação do sangue e a esterilidade. Também a ingestão excessiva de vitaminas pode causar perturbações orgânicas, as hipervitaminoses. As vitaminas receberam nomes científicos, mas são vulgarmente conhecidas por letras maiúsculas ou por um termo associado à doença produzida pela carência da vitamina no organismo. A classificação geral das vitaminas é feita de acordo com sua solubilidade em água ou gordura. As vitaminas hidrossolúveis são as que compõem o complexo vitamínico B (B1, B2, B6 e B12) e a vitamina C. As lipossolúveis compreendem as vitaminas A, D, E e K.
Vitamina D
Vitamina D é o nome geral dado a um grupo de compostos lipossolúveis (solubilidade em lipídios) que são essenciais para manter o equilíbrio mineral no corpo, popularmente conhecida como “vitamina do Sol” ou “vitamina anti-raquítica”. Suas principais formas são apresentadas na forma de vitamina D2 (ergocalciferol) e vitamina D3 (colecalciferol). A falta da vitamina D pode ocasionar em uma hipovitaminose, e o excesso em uma hipervitaminose.
Funções da Vitamina D
As funções da vitamina D são de grande importância, tais como: manter balanceadas as concentrações de fósforo e cálcio no sangue, regular o metabolismo dos ossos, e a fixação de cálcio nos ossos e dentes. Nas crianças é fundamental para o crescimento ósseo, e sua deficiência nesse grupo pode resultar no raquitismo. Ela é uma vitamina que atua no sistema imunológico protegendo órgãos vitais como o coração e o cérebro. A deficiência de Vitamina D pode ser observada em indivíduos que tenham pouca exposição ao sol, e naqueles que tenham