consumismo
O consumismo é típico das sociedades capitalistas e é estimulado pelas campanhas publicitárias vinculadas, principalmente na televisão, cinema e meios de comunicação (revistas, jornais, rádios).
Existem dois tipos de consumo: Existe o consumo consciente, que é aquele em que as pessoas compram produtos que estão verdadeiramente a necessitar. Todavia quando o consumismo se torna numa espécie de vício, neste caso as pessoas só conseguem obter prazer na vida ao comprar coisas.
Esta temática é retratada no filme “Louca por compras” no qual uma mulher é viciada em compras, principalmente, vestuário e calçado, e se vê obrigada a procurar por um emprego melhor para conseguir pagar as dividas que havia acumulado até então e para manter o seu nível de consumo.
O consumismo tem-se tornado um grande inimigo do Meio ambiente ao longo do tempo, pois O lixo e outros resíduos gerados pelas embalagens e produtos descartados tem causado grandes problemas ambientais, principalmente nos grandes centros urbanos.
O consumismo desvaloriza o reconhecimento pessoal pela personalidade de cada um, o carácter e o ser de cada individuo. Em vez disso, valoriza muito mais os objetos e bens que cada indivíduo de uma sociedade de consumo possui como o carro, a casa, a escola em que as crianças frequentam, entre muitos outros aspetos.
O consumismo nasce com a expansão da industrialização, quando se começou a produzir em massa e consequentemente era necessário vender. Com este objetivo, desenvolveram-se novas técnicas de publicidade e marketing que estimulavam ao consumo irracional e constante. Também a criação de novas linhas de crédito e a facilidade de acesso a estes foi um fator bastante importante que colocou o consumismo como uma forma de vida das mais variadas classes sociais.
O consumismo