Consumismo
O consumo é a atividade econômica que se fundamenta na utilização direta das riquezas geradas e, justamente por isso, pressupõe racionalidade em sua prática.
O consumismo é o ato de adquirir produtos e serviços de maneira compulsiva, sem necessidade ou consciência.
Enquanto o consumidor responsável adquire produtos e serviços de modo consciente, o consumidor consumista compra por impulso, de forma irracional e inconsequente.
Atualmente vivemos em um grande dilema: separar o ‘precisar’ do ‘querer’. Esses dois quesitos, muitas vezes, viram um só em nossa cabeça.
Por exemplo, quando admiramos uma vitrine cheia de novidades logo pensamos: Quero tudo!
As compras estão sendo feitas de maneira descontroladas pela sociedade.
E parando pra pensar um pouco...
Realmente precisamos?
Vídeo ilustrativo: http://www.youtube.com/watch?v=P-T38GvKyos&feature=related
São várias as consequências a esse ato de consumismo, na sua maioria ligada aos créditos e endividamento. A pessoa gasta tudo aquilo que tem em produtos supérfluos que muitas vezes não é o melhor para ela, porém é o que ela tem curiosidade de experimentar devido a propagandas na TV ou ser um produto de marca. Numa visão mais dramática e grave, mas mesmo assim real, pode gerar violência, pois as pessoas que cometem crimes na maioria das vezes não roubam ou furtam nada por necessidade, e sim por vontade de ter aquele produto e por não ter condições de adquiri-lo. O consumo também é necessário para sobrevivermos, por exemplo, nos como humanos temos necessidades como; o habito alimentar e o vestiário. Mas estes não são boas perspectivas sociais e ambientais. Hoje em dia existem níveis de obesidade, dívidas pessoais, menos tempo de lazer, o meio ambiente mal tratado e o aumento de violência para sustentar o consumismo.
Estamos na era do consumismo exagerado e desenfreado, onde “crianças já nascem com a marca do consumismo”.
Isso vem desde a infância, quando as mães fazem