Resistencia
Engenharia Civil
Ensaios Realizados
Resistência dos Materiais
Frei Inocêncio, 10 de Novembro de 2014
ENSAIOS REALIZADOS RESISTÊNCIA DO CONCRETO ENDURECIDO
Resistência a compressão simples NBR 5739
1-Determinar o diâmetro utilizado para o cálculo de área transversal com exatidão ± 0,1 mm, pela média de dois diâmetro, metidos ortogonalmente na metade da altura do corpo- de- prova.
2-Determinar a altura do corpo-de-prova que deve ser medida sobre seu eixo longitudinal, com precisão de 0,1 mm, incluindo o capeamento NOTA: Caso seja realizado o controle geométrico dos moldes conforme especificado na ABNT NBR 5738, pode-se dispensar a medição do diâmetro e da altura, adotando-se as dimensões nominais.
3- Os corpos de prova devem ser rompidos á compressão em uma dada idade específica, com tolerâncias de tempo. Se tratando de corpo-de-prova moldados de acordo com a ABNT 5738, a idade deve ser contada a partir da hora de moldagem.
4- Antes de iniciar os ensaios, as faces dos pratos, e do corpo-de-prova devem ser limpas e secas antes do corpo-de-prova ser colocado em posição de ensaio. O corpo-de-prova deve ser cuidadosamente centralizado no prato inferior, com auxilio dos círculos concêntricos de referencia, observando-se o sentido de moldagem. Quando o topo e a base dos corpos-de-prova forem submetidos a desgaste por abrasão, indicar a orientação de moldagem do corpo-de-prova de forma inequívoca.
5- A escola de força escolhida para o ensaio deve ser tal que a força de ruptura do corpo-de-prova ocorra no intervalo em que a máquina for calibrada.
6- O carregamento de ensaio deve ser aplicado continuamente e sem choques, com a velocidade de carregamento de ( 0,45 ± 0,14) MPa/s. A velocidade de carregamento deve ser mantida constante durante todo o ensaio.
7- O carregamento só deve cessar quando houver uma queda de força que indique sua ruptura.