Consumismo Infantil
É fato que o capitalismo precisa de estimular o desejo de consumo a fim de sobreviver, e fazer isso se torna mais fácil quando o ‘’ alvo’’ é um indivíduo facilmente influenciável e manipulável, que fundamenta suas escolhas apenas numa vontade passageira. Essas são exatamente as características de uma criança em pleno desenvolvimento, que por serem tão facilmente convencidas dão um lucro enorme para qualquer empresa que saibam usar da publicidade a seu favor. Isso porque, não somente as crianças são facilmente conquistadas, mas as mesmas tem um grande poder de influência nas escolhas de seus pais.
É por isso que são lançados produtos e propagandas cada vez mais atrativas para esse público. Justifica-se então o uso exagerado de cores fortes, linguagem simples, efeitos especiais, animações, personagens famosos, músicas alegres para que, em alguns segundos esses elementos conquistem a atenção da criança. Até ai, tudo parece ser inofensivo, afinal de contas é papel da publicidade utilizar de estratégias para convencer o público.
O verdadeiro problema é que acompanhadas de todos esses elementos estão frases as quais os efeitos podem ser extremamente negativos para a formação de caráter de uma criança. Frases como ‘’você é o que você veste’’ , ‘’eu tenho, você não tem’’ causam um sentimento de inferioridade nos que não possuem o produto, e que pode gerar um caso de bullying por parte dos que alcançam esse padrão de consumo.
Uma das