Consumidor
O comportamento do consumidor é um processo
Em seus estágios iniciais, esta área de estudo era chamada de comportamento do comprador, o que refletia uma ênfase na interação entre consumidores e produtores no momento da compra. A maioria dos profissionais de marketing reconhece agora que o comportamento do consumidor é um processo contínuo e não se restringe ao que acontece no instante em que um consumidor en- trega dinheiro ou apresenta seu cartão de crédito e, em troca, recebe uma mercadoria ou serviço.
A troca, transação em que duas ou mais organizações ou pessoas dão e recebem algo de valor, faz parte do marketing.
Embora a troca continue sendo uma parte im- portante do comportamento do consumidor, a visão mais abrangente enfatiza o proces- so de consumo, o que inclui as questões que influenciam o consumidor antes, durante e depois da compra. A Figura 1.1 ilustra algumas das questões abordadas durante cada estágio do processo de consumo.
O comportamento do consumidor envolve muitos atores diferentes
Geralmente, pensamos no consumidor como uma pessoa que identifica uma necessi- dade ou desejo, faz uma compra e, então, descarta o produto ao longo dos três estágios do processo de consumo. Em muitos casos, no entanto, diferentes pessoas podem estar envolvidas nessa sequência de eventos. O comprador e o usuário de um produto podem não ser a mesma pessoa, como quando um pai ou uma mãe compra roupas para umadolescente (e faz escolhas que podem resultar em um “suicídio”, na visão do adoles- cente). Em outros casos, uma outra pessoa pode atuar como influenciador, fazendo re- comendações a favor ou contra certos produtos, sem realmente comprá-los ou usá-los.
A cara feia de um