consultorio
VIGILÂNCIA EM SAÚDE II
PROFª MICHELE MENEZES
SISTEMA NACIONAL DE VILÂNCIA SANITÁRIA: Consultório odontológico.
Carla Rosane RA: 1299887024
Juliana Morgado RA: 4826915469
Julianne Magalhães RA: 4240828747
Sheila Tavares RA: 3767736968
Rita Porto Moraes RA: 4251853134
Rio Grande
2013
4º SEMESTRE DE ENFERMAGEM
SISTEMA NACIONAL DE VILÂNCIA SANITÁRIA: Consultório odontológico.
Rio Grande
2013
Sumário
1. VIGILÂNCIA SANITÁRIA
A vigilância sanitária nada mais é que um conjunto e de ações capazes de eliminar, diminuir ou prevenir riscos a saúde e de intervir nos problemas sanitários decorrentes do meio ambiente, da produção e da circulação de bens e da prestação de serviços de interesse da saúde, abrangendo:
1) O controle de bens de consumo que, direta ou indiretamente, se relacionam com a saúde, compreendidas todas as etapas de processo, da produção ou consumo;
2) O controle da prestação de serviços que se relacionam direta ou indiretamente com à saúde.
2. HISTÓRIA DA VIGILÂNCIA SANITÁRIA
No Brasil a vigilância sanitária foi criada nos séculos 18 e 19, com objetivo de uma resposta a um novo problema da convivência social.
Na idade antiga, desde o nascimento das cidades, havia registros de preocupações com a vigilância sanitária, pois a humanidade não tinha conhecimento sobre os processos de contaminação que espalhavam a cólera, a peste, a febre tifoide, a varíola e outras doenças que marcaram a historia. Com o aumento da população nas cidades, os problemas cresceram e tornaram-se mais complexos.
Mesmo não conhecendo todo o processo de transmissão de doenças o povo tinha a noção de que a água e os alimentos poderiam ser uma via de contaminação e meios de propagação das mesmas.
Quando iniciou a vigilância, providências sanitárias e regras foram tomadas. Uma das regras foi que o lixo