consultoria
A área ou departamento de Gestão de Pessoas é o conjunto de políticas e subsistemas que se preocupam com o gerenciamento das pessoas nas organizações e que levam à eficácia dos colaboradores nas organizações em busca dos objetivos pessoais e da organização.
As pessoas podem potencializar os pontos fortes de uma empresa ou reforçar as fragilidades, dependendo de como são consideradas e gerenciadas.
Esta área tem a responsabilidade de criar uma relação positiva e construtiva de parceria e interação.
As atribuições da área dependem da política, da visão e das diretrizes da empresa, mas o foco é sempre o mesmo: a eficácia organizacional por meio das pessoas seguindo as estratégias da organização com foco em resultado.
Parte superior do formulário
DIAGNÓSTICO
Desenvolver a gestão de pessoas por competências que consiste em planejar, captar, desenvolver e avaliar, nos diferentes níveis da organização (individual, grupal e organizacional), as competências necessárias à consecução dos objetivos institucionais.
O modelo de gestão de pessoas por competências tem como diretriz a busca pelo autodesenvolvimento e possibilita um diagnóstico capaz de investigar as reais necessidades apresentadas no contexto de trabalho, bem como aquelas necessárias ao atingimento dos desafios estratégicos da organização.
As competências classificam-se em:
• Proporcionar aos colaboradores motivação: manter elevada a motivação por meio de reconhecimento, desafios profissionais e um plano de carreira.
• Desenvolver um programa de treinamento e desenvolvimento profissional: capacitar os colaboradores para uma parceria focada em resultados e na preocupação com o autodesenvolvimento e com a Missão da empresa.
• Assegurar à empresa uma vantagem competitiva: fazer dos colaboradores da empresa agentes de mudanças e transformações para se adequar ao