Consultor Interno de RH
Primeira Parte:
O Consultor Interno tem o papel de facilitador dentro das organizações. São profissionais especializados para resolverem problemas de natureza técnica ou gerencial em determinados temas, utilizando-se de metodologias para atingir seus objetivos.
A consultoria interna visa à inovação e a introdução de melhorias para a organização através do levantamento das necessidades do cliente interno, propondo alternativas de solução ao cliente através de processos. A consultoria identifica as soluções e dá sugestão de ações.
A implantação do processo de Consultoria Interna de Recursos Humanos possui como principal objetivo descentralizar as informações da organização facilitando a tramitação da comunicação e oferecendo ao seu cliente interno melhor atendimento aproximando-se dele e conhecendo as suas reais necessidades, o que reduz o ciclo de tempo do serviço prestado.
Geralmente as pessoas que atuam como consultores internos possuem função de staff, pois tem a responsabilidade de auxiliar a função gerencial na solução dos problemas e na consecução das metas (CAMPOS, 2004). Esses profissionais atuam nas organizações planejando, recomendando, aconselhando sobre diversos assuntos, tais como: recursos humanos, análise financeira, desempenho organizacional, dentre outros.
Definir o perfil de requisitos, conhecimentos, habilidades e atitudes relevantes para a função:
O Consultor Interno deve saber identificar o problema de seus clientes (da organização) fazendo uma coleta de dados, de forma a conseguir um diagnóstico. Com esses dados recolhidos, tem que dar um feedback ao cliente apresentando soluções para o problema diagnosticado. De acordo com Block (2001) o Consultor Interno de Rh precisa atingir as principais metas:
1. Estabelecer uma relação de colaboração com seus clientes.
2. Resolver problemas de uma vez por todas.
3. Ter certeza de que está sendo dada atenção