Consultas
CURSO DE ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESAS
Fichamento: COSTA, Maria Cristina Castilho
Sociologia: Introdução à ciência da sociedade. 3. Ed. São Paulo:
Editora Moderna 2005
Jorge de Aquino Ferreira
SÃO PAULO - SP
Bibliografia: COSTA, Maria Cristina Castilho Sociologia: Introdução à ciência da sociedade. 3. Ed. São Paulo: Editora Moderna 2005
P.12 – DITINÇÃO – “O homem, distingue-se das demais espécies existentes porque grande parte do seu comportamento não se desenvolve naturalmente em relação com o mundo”.
P. 13 - CULTURA HUMANA – “Transformou-se em um legado cumulativo fundamental para interpretar a realidade e agir sobre ela, ou seja, deu origem a cultura humana”.
P. 15 – Necessidades – “Plenas necessidades e obstáculos a serem ultrapassados e de tradições herdadas do passado”
P. 17 – AÇÃO HUMANA – “A consciência individual emancipou-se à medida que o homem grego constava ser o destino resultado da ação humana”.
P. 18 – SOCIOLOGIA – “Foi em meio a este movimento de ideias que surgiu uma ciência nova – a Sociologia”.
P. 22 – NECESSIDADES SOCIAIS – “Valores básicos da sociedade capitalista são deixados em segundo plano, enquanto lazer e consumo se transformam em necessidades sociais”.
P. 28 – RENASCIMENTO – “É considerado um dos mais importante momentos da história do ocidente, com suas características de sociedade agrária, estamental, teocrática e fundiária, urbano, burguês e comercial”.
P. 30 – NOVAS DOUTRINAS – “Juntamente com a perda de hegemonia da igreja como instituição e o consequente aparecimento de novas doutrinas e seita conclamando seus seguidores a uma leitura interpretativa dos textos sagrados.,
P. 30 – PECADOR – “Aos poucos, ele rejeita as teorias que o apresentam como pecador e decaído, um ser em permanente dívida para com Deus, para assumir, numa nova perspectiva humanística”.
P. 31 – NOÇÃO MEDIEVAL – “Descobertas de riqueza, de terras, de regiões alimentavam a imaginação do homem