Cinema
Prof. Pablo Gonçalo. e-mail: pablogoncalo@gmail.com
Regras:
A prova deve ser entrega na próxima aula, 27.09, para o noturno, e 28.09, para o matutino.
Não aceitarei provas enviadas por e-mail ou entregues depois da aula.
Cada questão deve ter no mínimo 2.500 caracteres com espaço. Fonte Times New Roman, espaçamento simples.
Coloque seu nome e número de matrícula no cabeçalho da prova. Não precisa de capa.
Desejo a tod@s uma boa semana de estudos.
1.
“As famosas regras de continuidade funcionam justamente para estabelecer uma combinação de planos de modo que resulte uma sequência fluente de imagens, tendente a dissolver a ‘descontinuidade visual elementar’ numa continuidade especial-temporal reconstruída. O que caracteriza a decupagem clássica é seu caráter de sistema cuidadosamente elaborado, de repertório lentamente sendimentado na evolução histórica, de modo a resultar num aparato de procedimentos precisamente adotados para extrair o máximo de rendimento dos efeitos da montagem e ao mesmo tempo torná-la invisível” (Ismail Xavier, O discurso cinematográfico: opacidade e transparência, pg.32).
A citação acima aborda o conceito de “decupagem clássica” que tornou-se um modo de gramática audiovisual predominante em gêneros como o melodrama, o western, o film noir e a comédia – gêneros que debatemos em sala de aula – e também na reportagem e no telejornalismo. De acordo com essa citação discorra sobre a decupagem clássica e a continuidade espacial-temporal. Mostre como ela ocorre na cena de um filme clássico. (Pontos: 2,5).
2.
“Para Glauber Rocha, a sociedade brasileira tinha vergonha de sua fome, o que a induzia, no caso do cinema, a querer ver belas imagens na tela, mesmo que não as visse ao seu redor, e o Cinema Novo tivera a coragem de tocar nessa enorme ferida. Mais do que isso, ao assumi-la, identificar-se com ela, pôde torná-la um dado a seu favor. Além de um importante traço de originalidade,