construções sismicas
Geologia – 10º ano
Professora: Maria do Céu Nércio
Trabalho realizado por:
Carolina Silva nº5 10ºC
2011/2012
Introdução ……………………………………………………………………………………………………. 1
O que é a construção anti-sísmica …………………………………………………………. 2
História da construção anti-sísmica em Portugal ………………………………… 3 e 4
Importância deste tipo de construção …………………………………………………. 5
Conclusão ……………………………………………………………………………………………………… 6
Bibliografia ………………………………………………………………………………………………… 7
Anexos ………………………………………………………………………………………………………… 8 e 9
Neste trabalho, sobre as construções anti-sísmicas, vou referir, o que estas são, a sua história em Portugal e ainda a sua importância.
Para começar, um sismo é um movimento vibratório da superfície terrestre, a maior parte das vezes devido a uma súbita libertação de energia em zonas instáveis do interior da terra (zona de limites).
Para prevenir os grandes estragos deste tipo de abalos, são feitas construções anti-sísmicas, principalmente nos países mais desenvolvidos e com maior risco de sismicidade.
Estas construções são realmente muito importantes, pois vão minimizar os estragos provocados, e mais importante que isso, vão minimizar a morte de milhares de pessoas.
1
Os sismos actuam sobre as infra – estruturas causando vibrações que se transmitem desde o interior até à superfície terrestre.
O comportamento dos edifico durante um sismo depende, da magnitude do sismo e dos materiais e técnicas utilizadas na sua construção.
Para evitar as destruições causadas pelos sismos, os países mais desenvolvidos, têm vindo a desenvolver técnicas de construção anti-sísmica, isto é, novas regras e métodos de construção dos edifícios que os tornam mais resistentes aos abalos sísmicos.
Para preparar os edifícios contra os sismos é necessário aumentar a resistência e flexibilidade. Para isso, é necessário reduzir o tamanho de