Construções que não deram certo
Prof:
Aluno:
Estação de Tratamento (ETA) – Varjota
Varjota 24/06/14
Índice:
1. Pré-Coloração
1.1 Pré-Alcalinização
1.2 Pós-Alcalinização
2. Coagulação
3. Floculação
4. Decantação
5. Filtração
6. Desinfecção
7. Fluoretação
Introdução:
As estações de tratamentos (ETAs) funcionam como fábricas para fabricação de água potável, para a população da qual a cidade obtém uma estação completa, a estação de tratamento produz uma quantidade de água potável para o tamanho de sua população ou pelo tamanho de sua ETA, sendo assim cidades com menor porte produz menos água potável, na questão de quantidade, mais na questão qualidade sempre tem que se haver um estudo para melhores informações da água bombeada, o processo de tratamento da água é dividido em fases, em cada uma delas existem rígidos controles a serem seguidos, como a dosagem dos produtor químicos e o acompanhamento dos padrões de qualidade.
Etapas:
1. Pré-cloração – Primeiro o cloro é adicionado assim que a água chega a estação, isso facilita a retirada da matéria orgânica e metais.
1.1 Pré-alcalinização – Depois do cloro, a água recebe cal ou soda, que servem para ajustar o pH* aos valores exigidos nas fases seguintes do tratamento.
2. Coagulação - Nesta fase, é adicionado sulfato de alumínio cloreto férrico ou outro coagulante, seguido de uma agitação violenta da água. Assim as partículas de sujeira ficam eletricamente desestabilizadas e mais fáceis de agregar.
3. Floculação – Após a coagulação há uma mistura lenta de água que serve para provocar a formação de flocos com as partículas.
4. Decantação – Neste processo a água passa por grandes tanques para separar os flocos de sujeira formados na etapa anterior.
5. Filtração – Logo depois a água atravessa tanques formados por pedras, areia e carvão antracito. Eles são