Português
Introdução
Esta é a décima quarta de uma série de 16 sequências didáticas que formam um programa de leitura literária para o Ensino Fundamental II. Veja, ao lado, o conteúdo completo.
Objetivos
Estimular o gosto pela leitura; desenvolver a competência leitora; desenvolver a sensibilidade estética, a imaginação, a criatividade e o senso crítico; estabelecer relações entre o lido/vivido ou conhecido (conhecimento de mundo); reconhecer a diferença entre sentido literal e figurado; aprofundar-se na particularidade da palavra poética; conhecer algumas características da poética de Baudelaire.
Conteúdos
Eu lírico ou Eu poético;
Modernidade;
Sentido literal e figurado;
Paráfrase, hipótese, análise e interpretação.
Tempo estimado
Seis aulas
Ano
9º ano
Material necessário
Livro As Flores do Mal, Charles Baudelaire. 660 págs, Editora Nova Fronteira, tel (21) 2131 1183, preço 72 reais
Desenvolvimento
1ª etapa - apresentação: Baudelaire, o poeta do mundo moderno
Em aula expositiva dialogada, apresente aos alunos um pouco da biografia de Charles Baudelaire
Charles Baudelaire
Paris, França 1821- 1867
Órfão de pai aos seis anos, Charles-Pierre Baudelaire viria a odiar o segundo marido da mãe, o general Jacques Aupick. Após anos de desavenças com o padrasto, Baudelaire interrompeu os estudos em Lyon, na França, para fazer uma viagem à Índia. Na volta, participou da Revolução de 1848.
Após esse período conturbado, passou a frequentar a elite aristocrática. Envolveu-se com a atriz Marie Daubrun, a cortesã Apollonie Sabatier e a também atriz Jeanne Duval, uma mestiça por quem se apaixonou e a quem dedicou o ciclo de poemas "Vênus Negra".
Em 1847, lançou "La Fanfarlo", seu único romance (trata-se, mais propriamente, de uma novela autobiográfica). Dez anos depois, quando se publicaram "As Flores do Mal" ("Les Fleurs du Mal"), todos