construções certificadas
Sumário
IntroduçãoCom a escassez e o uso excessivo dos recursos naturais o mundo se viu obrigado a repensar seus modelos e tentar novos padrões de consumo. Desde o encontro mundial realizado no início da década de 1980 e que gerou o documento lançado em 1987, o conhecido Relatório Brundtland, novas metas de sustentabilidade foram traçadas. No setor da Construção Civil com seu histórico de grande gerador de resíduos e emissores de gases de efeito estufa, organizações Públicas e Privadas criaram normas para reduzir os impactos gerados pela mesma, conhecidas como certificações de qualidade.
Estas certificações são cada vez mais procuradas por empreendedores. No intuito de se buscar inovações e economia de recursos naturais na construção civil. Hoje existem diversos órgãos certificadores que realizam esses processos e fazem o acompanhamento de toda obra, reduzindo impactos gerados por cada uma das etapas.Os selos mais usados atualmente no Brasil são o LEED, AQUA, e CAIXA AZUL.
ObjetivoO objetivo deste trabalho será apresentar três selos de qualidade ambiental, mostrando-se os benefícios, os objetivos, as características de cada um e bem como alguns exemplos.
Desenvolvimento3.1- Selo Leed
Classificação dos Selos | Fonte: EXAME ABRIL
LEED – Leadership in Energy and Environmental Design. Selos para Construção Sustentável
Criação: As atividades, a nível global, se iniciaram em 2000. No Brasil, em 2007.
Organização Desenvolvedora: Green Building Council
Origem: Estados Unidos
Veiculação da Norma: Versões completas impressas ou digitais comprados no site do órgão. Existem versões gratuitas com o resumo das normas de referência.
Tipos de Certificação:LEED existem oito tipos de selos diferentes:
LEED NC, para novas construções ou grandes projetos de renovação;
LEED ND, para projetos de desenvolvimento de bairro;
LEED CS, para projetos na envoltória e parte central do edifício;
LEED Retail NC e CI, para