Conic
Eng. Civil Antonio Claudio Barcelos; Eng. Civil Cleverton da Fonseca Santos; Glauto Francisco Vieira; Eng. Civil Marcos Antonio Peixoto; Me. Eng. civil Orlando Carlos Batista Damin.
Universidade Santa Cecília, Faculdade de Engenharia Civil. RESUMO
O estudo analisou 3 (três) construções com a finalidade de identificar o tipo de não conformidade executiva em obras com e sem certificação ISO (International Organization for Standardization), denominando-as: edifício A, com selo de certificação e entregue no prazo planejado; edifício B, obra certificada e com processo executivo acelerado para o cumprimento do prazo planejado; e edifício C, não certificada e prazo adequado. O sistema de controle executivo foi desenvolvido e aplicado segundo critérios de qualidade das empresas de certificação nas obras A e B, todas as análises – utilizando a estatística descritiva, identificaram e quantificaram percentualmente os serviços de Alvenaria, Contrapiso, Revestimento em gesso liso, Revestimento em argamassa, Revestimento cerâmico em parede, Revestimento cerâmico em piso, Forro de gesso, Impermeabilização com manta, Caixilhos de alumínio , Instalação elétrica 1ª fase, Instalações elétricas 2ª fase, Instalações hidráulicas, Pintura. Foi verificado que o tempo de execução e o planejamento melhoraram a qualidade dos serviços, principalmente quando suas fases e prazos são respeitados auxiliam no melhor produto final reduzindo retrabalhos.
Palavras-chave: Qualidade; Edifícios; Construção Civil.
INTRODUÇÃO
O conceito de qualidade significa: “Atributo, condição natural, propriedade pela qual algo ou alguém se individualiza, distinguindo-se dos demais; maneira de ser, essência, natureza”. (MICHAELIS, 2000). Aplicando essa definição a construção civil, tem-se uma variável em seu tempo de aplicação e / ou empresa (s), tendo como base padrões mínimos previamente estipulados e