Construção
1- Introdução
Os materiais de construção estão sujeitos a expansão e contração, devido as características constituintes da sua composição, pela variação térmica, variação de umidade, esforços, recalques, retração de secagem, etc.
Sendo uma edificação constituída de vários materiais e com dimensões variadas, é evidente que ocorram tensões diferenciadas entre eles, sendo portanto necessário a criação de juntas de trabalho.
As juntas são espaços deixados entre materiais de modo a permitir a livre movimentação. Desta forma, as edificações estão sujeitas a contínuos movimentos, com forças substancialmente elevadas, provocando rompimentos, caso não sejam criadas juntas de expansão/contração adequadas.
Quando necessitamos garantir a estanqueidade das juntas ou impedir a passagem de água através de uma trinca ou fissura, ou tão somente executar um acabamento esteticamente adequado no encontro de diferentes tipos de materiais, podemos utilizar os mástiques, também denominados selantes ou vedantes.
2- Tipos de mástiques ou selantes
Os mástiques ou selantes são produtos capazes de deformar-se e variar suas dimensões quando sujeitos a alguma tensão, mantendo seu volume constante.
Quando ocorre a contração de um elemento da edificação o mástique/selante alonga-se. Da mesma forma, quando ocorre a expansão de um elemento da construção o mástique/selante é comprimido.
De forma geral, os selantes/mástiques devem possuir as características relacionadas abaixo. No entanto, em função de suas propriedades, podem não atender a determinadas solicitações:
impermeabilidade à água de percolação, pressão hidrostática ou umidade, impermeabilidade à gases e vapores, resistência aos esforços de tração, compressão, cisalhamento, impacto, puncionamento, vibração, abrasão, torção boa aderência aos mais diversos substratos, sem perda de aderência ao longo do tempo, expandir-se e contrair-se