Laminação
Conformação mecânica é qualquer operação durante a qual se aplicam esforços mecânicos em metais.
CONFORMAÇÃO MECÂNICA
Para a produção de peças de metal, a conformação mecânica inclui um grande número de processos; laminação, forjamento, trefilação, extrusão, estampagem. Esses processos têm em comum o fato de que, para a produção da peça, algum esforço do tipo compressão, tração, dobramento, tem que ser aplicado sobre o material.
CONFORMAÇÃO MECÂNICA
A operação de dobramento é feita, na maior parte das vezes, a frio. Pode ainda ser feita a quente, em casos especiais.
CONFORMAÇÃO MECÂNICA
LAMINAÇÃO Laminação é um processo de conformação mecânica pelo qual um lingote de metal é forçado a passar por entre dois cilindros que giram em sentidos opostos, com a mesma velocidade.
CONFORMAÇÃO MECÂNICA
LAMINAÇÃO
A laminação pode ser feita a quente ou a frio. Ela é feita quente quando o material a ser conformado é difícil de laminar a frio ou quando necessitar de grandes reduções de espessura.
CONFORMAÇÃO MECÂNICA
LAMINAÇÃO
Assim consegue-se a redução da espessura do metal a cada passe de laminação que é como se chama cada passagem do metal pelos cilindros de laminação.
CONFORMAÇÃO MECÂNICA
LAMINAÇÃO O aço, quando necessita de grandes reduções, é sempre laminado a quente porque, quando aquecido, sua estrutura cristalina apresenta a configuração CFC que, como sabemos, se presta melhor à laminação. Além disso, nesse tipo de estrutura, as forças de coesão são menores, o que também facilita a deformação.
CONFORMAÇÃO MECÂNICA
LAMINAÇÃO
LAMINAÇÃO A QUENTE – As forças de coesão (forças atrativas existentes entre as partículas -moléculas, átomos, íons constitutivas de um corpo) são menores o que também facilita a deformação. LAMINAÇÃO A FRIO - Se aplica a metais de fácil conformação em temperatura ambiente. (Cobre, alumínio, etc).
CONFORMAÇÃO MECÂNICA
LAMINAÇÃO
LAMINADOR – Trem de laminação – Os laminadores podem