Construção e Fiscalização de uma Obra
1 Terraplanagem ou terraplenagem
Primeira fase (terraplanagem e limpeza do terreno): O terreno precisa ficar plano e limpo antes de iniciar a etapa das fundações. Para isso deve-se fazer o planejamento com um custo de até 4% do custo total da obra com a terraplanagem (nivela o terreno, estuda as condições do solo) e a limpeza do terreno.
Figura 01. Processo de terraplanagem
1.1. Estudo topográfico
Para a execução do levantamento topográfico, determinam-se alguns pontos de referência que ajudarão a situar os elementos do terreno. O topógrafo começa marcando um ponto de partida aleatório com um piquete.
Figura 02. Fixação do piquete
A localização precisa do ponto é marcada por um prego fixado no piquete. Sobre este prego será posicionado o aparelho de medição de distâncias e ângulos que é a Estação Total.
Figura 03. Aparelho Estação Total
Ao lado de cada ponto é colocada uma haste maior chamada de testemunha. Além de ajudar na localização do ponto, ela traz a sua identificação. Neste caso, ele é chamado NR 0. Os demais pontos formarão um grande polígono dentro do terreno - eles são batizados em ordem crescente (NR 1, NR 2, etc.) no sentido horário.
Figura 04. Demarcando a poligonal
Finalizada a marcação desta poligonal, os topógrafos medem a posição de cada elemento do terreno em relação a ela. Esses dados são colocados em uma planta - a planta topográfica -, que será fornecida aos projetistas.
Figura 05. Utilização da Estação Total
Fixada a Estação, um assistente posiciona-se com um prisma no local onde será marcado o segundo ponto da poligonal. Com um sensor infravermelho, a Estação Total indica a distância do primeiro ao segundo ponto e os ângulos entre eles. O processo se repete até que a poligonal se feche.
Figura 06. Verificação do terreno
1.2. Demarcação da Obra
Tal serviço, demarcação ou locação da obra no terreno, é essencial para garantir o correto posicionamento da construção