Construção Do Individuo
Comunicação não verbal
Módulo 2
Tema 1
Trabalho realizado por:
Ângelo Correia nº6 Fábio Sousa nº16 1ºTOE
ÍNDICE:
-O que é a Comunicação não-verbal?
-A história da Comunicação Não Verbal:
- Definição Cinésica -Definição Proxémica -Definição Paralinguagem
-Conclusão
-Bibliografia
O que é a Comunicação não-verbal? É a comunicação que não é feita com sinais verbais, que não é feita com a fala nem com a escrita. Diferentemente da comunicação inconsciente, que pode ser verbal ou não-verbal.
A comunicação não verbal utiliza algumas espécies de suportes tais como o corpo, a dispersão dos indivíduos no espaço e uma série de outros sinais que nos envolvem no dia-a-dia e que nos transmitem mensagens às quais, por vezes, não damos a verdadeira atenção. Este tipo de comunicação transmite muitas vezes as intenções que as palavras não chegam a expressar. Assim, um sorriso ou um silêncio em determinadas situações podem comunicar mais facilmente o que sentimos, do quem simples palavras. Tentarei ao longo deste trabalho referir os aspectos mais importantes deste tipo de comunicação.
A história da Comunicação Não Verbal: A comunicação não verbal apenas surgiu em meados do século XX, e foi a partir daí que se iniciaram os estudos científicos. Este tipo de comunicação cria a coerência de um grupo de indivíduos pertencentes a uma mesma espécie, e também uma boa qualidade de equilíbrios biológicos inter-específicos. A definição de comunicação não verbal não tem sido tarefa fácil, devendo este facto estar associado a vários fenómenos, desde a expressão facial e os gestos até à moda; desde a dança e o teatro até à música e a mímica, desde o fluxo de sentimentos e emoções até ao fluxo de