Aristotoles Etica a Nicômaco
Representações de Aristóteles
Animação a partir da obra de Rafael
Sanzio, demonstrando a diferença entre o Idealismo de Platão e a
Busto de Aristóteles, Museu do Louvre, Paris.
“A Escola de Atenas”, de Rafael
Sanzio (1483-1520)
Cronologia de Aristóteles.
384 a.C. – Aristóteles nasce em Estagira, Macedônia, situada hoje no nordeste da Grécia. O pai,
médico, se chamava Nicômaco e era amigo do rei da Macedônia, Amintas II.
367 a.C. – Aos 17 anos, Aristóteles se muda para Atenas para estudar na Academia de Platão, onde brilha como estudante. Platão estava com 61 anos de idade.
356 a.C. – Nasce Alexandre o Grande, filho de Felipe II.
347 a.C. – Morre Platão. Espeusipus se torna o diretor da Academia. Aristóteles muda-se com outros colegas da Academia para Assos (hoje no litoral da Turquia). Casa-se com Pithias, filha de Herméias, rei de Assos e que também frequentou a Academia de Platão. Aristóteles tem uma filha, Pithias.
344 a.C. – Herméias é deposto. Aristóteles vai para Mytilene, nas ilhas de Lesbos. Associa-se com Teofrastos, também formado pela academia de Platão, e faz importantes estudos em biologia. 343 a.C. – Torna-se o tutor de Alexandre, o Grande, então com 13 anos, filho de Felipe II.
335 a.C. – Felipe II morre. Alexandre sobe ao trono. Aristóteles volta para Atenas e funda a sua própria escola o Lykeio – termo que deu origem a palavra Liceu – cujos alunos ficaram conhecidos como peripatéticos (os que passeiam), nome decorrente do hábito de Aristóteles de ensinar ao ar livre, muitas vezes sob as árvores que cercavam o Liceu. Ao contrário da Academia de Platão, o Liceu privilegiava as ciências naturais. Durante este período Pythias morre e
Aristóteles se casa com Herpyllis que também era nativa de Estagira. Com ela Aristóteles tem um filho chamado Nicômaco.
323 a.C. – Após estender suas conquistas, Alexandre, o Grande, morre. Em função do sentimento antimacedônico,