Construção de marca
Autor(a): Carolina Dantas
Marca como diferencial competitivo
Você lembra quantas vezes foi ao supermercado e sua opção de compra entre um produto e outro foi decida pela marca? E na hora de optar por aquele tão sonhado tênis? Perdemos a conta de quantas vezes no mercado decidimos por uma marca de sabão em pó, que talvez nem fosse o melhor, mas a marca nos trazia uma solidez em confiança e segurança no atendimento das nossas necessidades. Da mesma forma, nos pegamos seduzidos por apelos sensoriais definidos pelo design daquele tênis tão sonhado na adolescência, mas que provavelmente não atendia ao fim que nos motivou a compra.
Figura 1
Fonte: http://www.oifaceaface.com.br/oi_site04.html
Como podemos ver, parece que as marcas se tornaram nosso referencial, nosso fator determinante de escolha no "supermercado da vida". Uma marca tem poder em meio ao cenário em que vivemos hoje, imersos numa profusão de informação e de produtos e serviços que até o cérebro humano - tido como um órgão complexo e habilidoso, capaz de processar milhões de informações - filtra e registra aquilo que lhe parece mais interessante. Uma marca tem poder de gerar diferencial competitivo.
Certamente a habilidade mais característica de um profissional de marketing é a capacidade de criar, manter, proteger e melhorar uma marca. Considere as Havaianas, do grupo Alpargatas. O que era uma marca de sandálias usada por pessoas de baixa renda e que tinha como display no ponto de venda, caixas de papelão, hoje transformou-se numa marca sinônimo de versatilidade, estilo e usada por estrelas de Hollywood! E mais: lojas próprias, com design super descolado para exposição de seus diversos modelos. Uma mudança radical no posicionamento, imagem e comunicação da marca com seus públicos. Um giro de 360 graus! (visite: http://br.havaianas.com/pt-BR/about-havaianas/history/) Figura 2: Havaianas - Anúncio de Revista(Niemeyer)
Fonte: