Construção das instâncias da gestão democrática
A gestão democrática implica um processo de participação coletiva sua efetivação na escola pressupõe instâncias colegiadas de caráter deliberativo, bem como a implementação do processo de escolha de dirigentes escolares, além da participação de todos os segmentos da comunidade na construção do Projeto Político-Pedagógico e na definição da aplicação dos recursos recebidos pela escola.
Neste referencial, a efetivação da gestão democrática na escola,ocorrem a partir dos seguintes pontos básicos: os mecanismos de participação da comunidade escolar e a garantia de financiamento das escolas pelo poder público. Daí então a importância de falar porque a gestão democrática surgiu, a mesma surgiu de vários movimentos realizados pelos trabalhadores da educação para garantir sua participação na construção da escola pública de qualidade. O vídeo mostrou depoimentos de membros da comunidade comentando sobre a realidade de escolas antes e depois da gestão democrática. E em todas elas as transformações foram para melhoria da qualidade da educação. A comunidade passou a fazer parte da escola, da educação, por isso respeitam e zelam mais por ela.
As escolas e os sistemas de ensino precisam criar mecanismos para garantir a participação da comunidade escolar no processo de organização e gestão dessas instâncias educativas ou seja da Autonomia da escola, do Financiamento das escolas, das Escolha dos dirigentes escolares de Criação de órgãos colegiados e da Construção do PPP .
A participação da comunidade escolar na construção do Projeto Político Pedagógico, principal instrumento de organização dos trabalhos e ações da escola, é super importante, pois será construído dento da