Construção da identidade
Origem do termo: A palavra deriva do latim emovere, onde o e- (variante de ex-) significa 'fora' emovere significa 'movimento'. 1 O termo relacionado motivação é assim derivado de movere.
O que é emoção?
é uma experiência subjetiva, associada ao temperamento, personalidade e motivação. As emoções referem-se a sensações subjetivas que ocorrem em resposta imediata a estímulos externos que envolvem avaliação subjetiva, processos fisiológicos e crenças cognitivas. Acompanhadas frequentemente de reações somáticas (neurovegetativas, motoras,hormonais,viscerais e vasomotoras)
Existe uma distinção entre a emoção e os resultados da emoção, principalmente os comportamentos gerados e as expressões emocionais. As pessoas frequentemente se comportam de certo modo como um resultado direto de seus estados emocionais, como chorando, lutando ou fugindo. Ainda assim, se podem ter a emoção sem o correspondente comportamento, então nós podemos considerar que a emoção não é apenas o seu comportamento e muito menos que o comportamento não é a parte essencial da emoção.
Há diferença entre emoção e sentimento?
Emoção, numa definição mais geral, é um impulso neural que impele um organismo para a ação. A emoção se diferencia do sentimento, porque, conforme observado, é um estado neuropsicofisiológico (Freitas-Magalhães, 2007).
O sentimento, por outro lado, é a emoção filtrada através dos centros cognitivos do cérebro, especificamente o lobo frontal, produzindo uma mudança fisiológica em acréscimo à mudança psicofisiológica.
Em relação às emoções são mais acentuados em sua intensidade e menos reativos a estímulos passageiros. É mais mental do que somático.
Emoções clássicas:
Incluem luxúria, raiva e medo, e são sentimentos evocados por um estímulo ambiental, cada um motivado por nós (como, por exemplo, respectivamente, sexo/luta/fuga)
Emoções Homeostáticas:
São sentimentos evocados por estados internos corporais, cada um modulando nosso comportamento.