Construção Civil
Ivin de Brito Maia1
Edgarde Gonsalves Cerqueira2
RESUMO
...
1. INTRODUÇÃO
A construção civil é um ramo que tem fundamental importância para o crescimento de um país, tanto economicamente quanto fisicamente. Para a engenharia a construção é dada quando há a ocorrência de execução de algum tipo de projeto previamente elaborado. No Brasil a construção tem sua regulamentação imposta pela ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas), e fiscalizada pelo CREA (conselho regional de engenharia e agronomia). Uma vez normatizado perante a ABNT, cabe a cada empresa buscar junto aos órgãos municipais competentes a aprovação para a execução da obra.
Há aproximadamente 15 anos atrás começou-se a pensar em uma destinação adequada para o lixo produzido pelas obras devido a preocupação com a grande quantidade de resíduos gerados pela construção e demolição. A partir desta questão, passa a ser de grande importância para a sociedade a gestão destes resíduos dentro de um canteiro de obras, visando maior praticidade no que se diz respeito ao descarte e reciclagem destes resíduos, melhorando assim a relação entre meio ambiente e as construções.
Segundo uma rápida definição de resíduos, dizemos que: tudo aquilo que não é mais útil gera o resíduo, que implicará em descarte ou não do material. A partir do pensamento da reutilização, os resíduos deixam de ser considerados como materiais inúteis e passam a gerar uma visão futurística de sua utilidade.
Diante de uma boa gestão dos resíduos sólidos dentro de um canteiro de obras, juntamente com reutilização e descarte apropriado, pode-se tornar viável economicamente e fisicamente, quando se fala em organização de canteiro de obras, uma gestão voltada para o correto armazenamento dos resíduos.
Esta pesquisa tem como intuito analisar os resíduos sólidos da construção civil, em uma construção predial desde sua geração até os métodos de