CONSTRUÇÃO CIVIL
Colegiado de Engenharia Civil
Disciplina: Introdução à Engenharia Civil
Prof. Nelson Freire Motta
CONSTRUÇÃO CIVIL 1
O engenheiro civil projeta e acompanha todas as etapas de uma construção e/ou reforma. Deve estudar as características dos materiais, do solo incidência de fenômenos naturais como vento, pluviosidade, abalos sísmicos, o destino (ou ocupação) da construção. Com base nesses dados, desenvolve o projeto, dimensionando e especificando as estruturas, as vedações, as instalações elétricas, as instalações de sinal (rede e antenas) hidro-sanitárias e de gás, bem como os materiais a serem utilizados.
No escritório de obra, chefia as equipes, supervisionando os prazos, os custos e o cumprimento das normas de segurança, saúde e meio ambiente. Cabe-lhe garantir a segurança da edificação, exigindo que os materiais empregados na obra estejam de acordo com as normas técnicas em vigor. A Engenharia Civil tem, de alguma forma, relações com todas as atividades humanas, notadamente com a Arquitetura.
Por possibilitar uma ampla variedade de atuação profissional, a Engenharia Civil oferece ainda grande oportunidade aos seus profissionais, possibilitando a aqueles que se dediquem à boa formação acadêmica, tenham sucesso posteriormente, na sua carreira.
Para a atividade, um estudante tem de adquirir conhecimentos teóricos e práticos em estruturas, estradas e transportes, hidráulica e saneamento, geotecnia e materiais, também o conhecimento de todas as exigências legais e de segurança. O estágio é fundamental para que o aprendiz entre em contato com a realidade técnica de seu futuro local de atuação profissional.
O profissional de Engenharia Civil pode exercer suas atividades em:
Área técnica, como na elaboração de projetos;
Área gerencial, como execução de obra, gestão de empresas ou departamentos de grandes empresas voltadas à construção civil, ou não;
Área financeira, como gestão de carteiras de clientes corporativos