Construção civil
MATERIA SEGURANÇA NA CONSTRUÇÃO CIVIL NR 18
ORGANIZAÇÃO DO CANTEIRO DE OBRAS
ALUNA: GLÓRIA MARIA RIBEIRO DIAS
RESUMO
Este trabalho visa estudar a elaboração dos canteiros de obras e as normas regulamentadoras vigentes, procurando identificar quais são os principais elementos de canteiro de obras, quais suas relações com as normas de segurança do trabalho e como a organização do canteiro influencia na produtividade e na diminuição dos riscos de acidentes.
INTRODUÇÃO
DEFINIÇÃO DO TEMA
A indústria da Construção Civil é responsável por boa parte da economia do Brasil. A demanda por mão de obra para este setor é grande , no entanto, a falta de profissionais qualificados dificulta o seu desenvolvimento.
Este tipo de indústria se torna diferente das demais por vários aspectos, são eles: o seu caráter nômade (é a indústria que sai do local de trabalho, o produto final fica); não há uma produção seriada, cada unidade fabril possui um produto único; mudanças neste setor são difíceis de serem implantadas pelo seu grande conservadorismo e apego às técnicas já utilizadas nos canteiros de obras, se tornando mais complicada a evolução do setor e a otimização da produção. Além dessas peculiaridades que o setor carrega, há também dificuldades extras como a baixa qualificação dos trabalhadores, sua produção depende muito das condições meteorológicas e o seu grau de precisão quanto a medidas, prazos, resistências são bem inferiores ao compararmos com outros seguimentos de indústrias.
Como a maioria dos canteiros de obras é do tipo restrito, ou seja, ocupa uma alta percentagem do terreno de construção, há a necessidade de se preocupar ainda mais na elaboração dos arranjos físicos dos canteiros para que estes fiquem com uma organização adequada para o desenvolvimento dos trabalhos, tanto no que diz respeito à saúde e segurança do