Construindo O Planeta Terra Resenha
4º Semestre - Noturno
Allan Santos Bittencourt
Resenha do Documentário National Geographic: “Construindo o Planeta Terra”
Lauro de Freitas, Bahia.
18 de março de 2015
Allan Santos Bittencourt
Lauro de Freitas, Bahia.
18 de março de 2015
Até onde se sabe o planeta Terra é o único que abriga vida. O documentário do National Geographic tem como objetivo explicar como a Terra foi formada e como ela é tão especial. Para isso ele usa as animações computacionais bem desenvolvidas para dar um toque de realidade nas explicações cientificas da formação do planeta Terra.
O documentário começa em como era o ambiente em que a Terra se encontra há cinco bilhões de anos atrás, nessa época não havia o planeta Terra, havia somente o Sol e muita poeira cósmica. Até que ao passar o tempo e a gravidade atrai as poeira e rochas para formar o planeta.
O vídeo também relata a origem da Lua ha cerca de quatro bilhões de anos atrás, que um corpo celeste denominado de Theia, que era do tamanho de Marte atingiu nosso planeta e milhares de fragmentos foram lançados no espaço que com o passar dos anos a Lua foi sendo formada.
Há cerca de 3,9 bilhões de anos atrás muitos meteoritos já tinham atingido a superfície terrestre por muitos milhares de anos. O vídeo defende a teoria que a vida, ou substancias químicas vitais a ela como a água e aminoácidos, foram trazidas para o planeta por meio desses destroços, e também fala a importância de uma formação muito antiga de ciano bactérias que supriu os oceanos com gás oxigênio, na qual o nome é estromatólitos, e é presente apenas em águas limpas.
Um ponto importante também a respeito da formação da Terra foram as influência das atividades vulcânicas no planeta e das eras glaciais. Com isso o vídeo mostra que a falta do CO2 o planeta entrou em uma era glacial ficando