Resenha do Filme - Gestão Ambiental
DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA E ARQUITETURA
CURSO: ENGENHARIA QUÍMICA
DISCIPLINA: GESTÃO AMBIENTAL
DOSCENTE: REGINA CELESTE
RESENHA DO FILME:
A ÚLTIMA HORA
ANA CAROLINA FALCÃO PAIM BORGES
SALVADOR- BA
2014
A ÚLTIMA HORA
A última hora é um documentário de 91 minutos, produzido e narrado por Leonardo Di Caprio no ano de 2007, onde há participação de vários entrevistados, entre eles estão líderes políticos, cientistas e pensadores, alertando sobre a situação em que vivemos no planeta. O filme faz uma crítica ao uso irracional dos recursos naturais, o qual implica em inúmeros fatores de proporções catastróficas.
O filme começa mostrando a atual situação da Terra, apresentando os fatos das mudanças ambientais que nós, seres humanos, contribuímos direto ou indiretamente desde que surgimos no planeta. Os desastres como, tsunamis, furacões, desmatamentos, queimadas, enchentes, derretimento das geleiras, chuvas fora do ciclo e secas em algumas regiões, além da fome, pobreza e muito lixo produzido, são mostrados logo de início fazendo com que o nós, seres humanos, fiquemos chocados e reflexivos, percebendo o tamanho do impacto que nossas ações impensadas estão causando no mundo.
O cientista David Suzuki, afirma que esquecemos das antigas verdades que nos mantiveram ligados a natureza, e achamos que não dependemos dela, que a economia que é a coisa mais importante. Ele diz que deveríamos tratar a natureza de forma mais gentil, porque já estamos pagando caro pelo que já fizemos com ela.
Pode se dizer que esse distúrbio global começou no século 19, após Revolução Industrial e descoberta do Petróleo, a qual, segundo o antropólogo Joseph Tainter, “somos subsidiados pelo petróleo”. Essa fonte de energia não renovável permitiu a sociedade avançar na área da tecnologia, comunicação e transportes, porém devido ao uso em larga escala, tem gerado problemas de saúde (asmas, por exemplo) nas grandes cidades