Resenha "Construindo O Planeta Terra"
Outro fenômeno que foi crucial para a formação da terra tal como ela é nos dias de hoje, foi o bombardeamento de diversos meteoros e meteorito que traziam um dos principais elementos essenciais a vida: a água. Essas gotículas que viajaram a milhões de ano luz deram origem aos oceanos primitivos, lugar onde sugiram as primeiras bactérias unicelulares (vida microscópica). Paralelo a isso, também surgiram as ilhas vulcânicas que dariam origem aos continentes.
A vida no planeta fica restrita a essas bactérias por varias anos a frente. Enquanto isso, no fundo do mar surgiram rochas constituídas de bactérias que realizavam processo semelhante a fotossíntese , o que contribui para cada vez mais aumentar o oxigênio e os dias durarem mais.
Com o rompimento da crosta pela força nuclear, o lançamento de C02 pelos vulcões e a água proveniente das chuvas ácidas absorvida pelo solo, a temperatura cai bruscamente e inicia-se a era glacial. Após 15 milhões de anos o gelo começa a finalmente derreter, devido ao calor gerado pelo C02 não absorvido, revelando um fato surpreendente: muitas das bactérias haviam sobrevivido, e ainda mais espantoso começavam a dar a vida a seres mais evoluídos. Assim iniciava-se o período cambriano.