CONSTRUINDO O MEIO AMBIENTE
Nas últimas décadas, o desenvolvimento industrial e o aumento da população global trouxe grandes prejuízos para o meio ambiente.Desmatamentos,falta d’água,poluição do ar,aumento na produção de lixo,são realidades que estão cada vez mais presentes em nosso cotidiano e um dos principais fatores é a falta de conscientização da grande maioria.Mas ainda existem pessoas que trabalham para de alguma forma,reverter esse quadro,como por exemplo o engenheiro ambiental.
A profissão ainda é recente e curso só se encontra em algumas universidades, mas a demanda tem crescido cada vez mais por ser uma profissão de suma importância para o futuro da sobrevivência do planeta.
Com a grande escassez dos recursos naturais, o profissional busca através de pesquisas de campo sanar situações que vem causando problemas para a população em geral, como o exemplo atual da falta d’água.
De acordo com o estudante do 3º período de Engenharia Ambiental da Faculdade Piaget, Marcelo Gallego ‘’No Brasil, o problema hídrico atual já vem sendo alertado há muitos anos, porém nossos governantes não investiram em um plano de prevenção, como a canalização e tratamento de esgotos, que poderia despoluir muitos rios importantes como no caso do rio Tietê em São Paulo .Hoje sofremos não só com o bem de consumo ‘’água’’, mas também com o grande acúmulo de lixos domésticos e industriais, algo que vem tirando o sono de muitos sócios ambientais que ainda não encontraram uma maneira de resolver esse problema que vai dar muito o que falar daqui a algumas décadas. Hoje o Brasil é um dos países que mais recicla através de pessoas que recolhem lixos inorgânicos nas ruas, não recebem nenhum incentivo do Governo, algo que deveria ser revisto, pois é de suma importância para nós’’.
Ele ainda nos disse que a preocupação com a melhoria do ambiente em que vivemos e a ascensão da profissão, foi fundamental para a escolha do curso, pois grandes empresas estão