Construindo um império - os persas
O império persa criou grandes construções como magníficos palácios, estradas, pontes e canais.
Os nômades estavam mais interessados em sobreviver do que conquistar e para isso precisavam de água, que para eles não era fácil de encontrar. Utilizaram a topografia natural da terra, ao descobrir uma fonte de água. Encontraram um meio de canalizar a água até as plantações e povoados por longa distancia, escavando tuneis horizontais que ligavam a fonte ao canal.
Ciro o grande tornou-se o líder da Pérsia e pretendia construir um império, era um grande construtor inovador que utilizava suas tecnologias de conquistas anteriores, não escravizando seus súditos. Lançou um projeto de engenharia mais ambicioso, a primeira grande capital Persa, Pasargada. A sua arte e arquitetura resultavam de influencias tão diversas quanto às da Síria, Egito e Ásia. O principal atrativo da capital persa eram seus dois enormes palácios rodeados por imensos jardins e canais que transportavam água, projetado para que a água se concentrasse em um tanque a cada 16metros.
Quando Ciro morreu existiam apenas três capitais, Babilônia, Susa e Ecbatana porem preferiu ser sepultado em Pasárgada.
Dario assumiu o reinado após a morte de Ciro e tornou-se um dos maiores construtores de todos os tempos reconstruindo os palácios de Susa. Dario criou uma nova cidade chamada Persépolis que veio a ser uma dar construções mais ambiciosas no mundo antigo onde todos os palácios projetavam-se sobre altos terraços de pedra para que fossem vistos de longas distancias. Como Ciro, Dario remunerava o trabalho de seus construtores, indiferente ao sexo, já que mulheres também eram responsáveis pela construção. Construiu também uma estrada de pedra de aproximadamente 2500 quilômetros chamada de Estrada Real, que ligava o norte da África a Índia, alem disso construiu um canal de leste a oeste com 208 quilômetros de comprimento para fins comerciais ligando o mar ao rio Nilo onde os