Imperio perso
Os persas formaram uma importante civilização na antiguidade oriental, ocupando a região da Pérsia (atualmente Irã, Iraque e Turquia). Este povo dedicou-se às atividades comerciais, fazendo do comércio a principal fonte de desenvolvimento econômico.
O poder no império persa
A política no estado persa era toda dominada e feita pelo imperador (rei), soberano absoluto que mandava e contralova tudo e todos. O rei era considerado uma espécie de deus na Terra, desta forma, o poder era considerado de direito divino.
Ciro, o grande imperador persa
Ciro, o Grande, foi um dos mais importantes imperadores dos medos e persas. Durante seu reinado ( 560 a.C - 529 a.C ), os persas dominaram e conquistaram vários territórios, quase sempre através de guerras. No ano de 539 a.C, conquistou a Babilônia, ampliando o império persa de Helesponto até as fronteiras da atual Índia.
Outros imperadores persas de destaque: Chernes I e Dario, o Grande
Religião persa
A religião persa era dualista (existência do bem e mal) e tinha o nome de Zoroastrismo ou Masdeísmo. Esta religião foi criada em homenagem a Zoroastro ou Zaratrusta, o grande profeta e líder espiritual que criou a religião.
Você sabia que a região onde hoje se localiza o Irã teve como primeiros habitantes os povos conhecidos como medos e persas? Estes povos vindos da Ásia Central chegaram à região localizada a leste da Mesopotâmia por volta do ano 6.000 a.C. e depois de muito tempo desta chegada construíram um dos maiores reinos da Antiguidade Oriental.
Os primeiros a dominarem a região foram os medos, criando o Reino da Média que teve como principais monarcas Dejoces, Fraortes e Ciáxares, que se aliou ao Reino da Babilônia e anexou o Império Assírio. Apesar de ter sido um reino regional forte, os medos foram dominados pelos persas quando Ciro I destronou o sucessor de Ciáxares, e fundiu o Reino da Média ao novo Reino Persa ou Aquemênida. Ciro I empreendeu as primeiras expansões do Império Persa,