Segurança da informação nas empresas
MESOPOTÂMIA
Localização atual: A mesopotâmia é a região delimitada pelos vales férteis dos rios Tigre e Eufrates (atual sul da Turquia, Síria e Iraque).
Política: Ao longo do III milênio a.C., encontrava-se em cidades mesopotâmicas a figura do rei, que se tornou o principal centro do poder político, superando, muitas vezes, a força dos sacerdotes do templo. Por volta de 2500 a.C., o rei, sua família e seus funcionários moravam no palácio real, numa nova estrutura arquitetônica, que se destacava além do templo.
Dar uma origem ao poder real foi uma característica central da política: a monarquia e o rei eram os primeiros responsáveis por cuidar, no mundo terrestre, da ordem estabelecida pelos deuses; para essa tarefa, concentravam grandes poderes e empunhavam sua vontade à população. Mostrando o poder como vontade dos deuses, dificultava-se o seu questionamento por aqueles que sofriam com suas ações. Rebelar-se contra o poder do soberano significava rebelar-se contra os deuses.
Sociedade: A sociedade mesopotâmica era dividida em estamentos. Os estamentos eram camadas sociais, nas quais a posição social dos indivíduos dependia do nascimento. Os sacerdotes, os aristocratas, os militares e os comerciantes formavam os estamentos da minoria. A maioria da população era formada pelos artesãos, camponeses e escravos.
Na Mesopotâmia havia um entrelaçamento entre politica e religião. Os reis exerciam as funções de sumo sacerdote, supremo juiz e comandante militar.
Trabalho: Dentro das comunidades mesopotâmicas o trabalho era dividido. Alguns grupos dedicaram-se mais a certos ofícios e técnicas ligados á agricultura, enquanto outros se especializaram na fabricação de instrumentos de metal, na produção da cerâmica, na construção de canais e barragens. A agricultura era a base da economia, e a mão-de-obra utilizada era a dos camponeses, cujos mesmos, constituíam a maior parte da população mesopotâmica.Agricultores mesopotâmicos medindo um campo