Análise Política e Cultural
3.Introdução
4.Análise Política e Cultural, “Construindo um Império: Grécia”
6.Conclusão
6.Bibliografia
Introdução
No trabalho será desenvolvida uma análise das grandes construções, eventos e líderes que marcaram as cidades-estados da Grécia Antiga, relacionando cada fato com a cultura, política e economia que se desenvolveram a partir de tais marcos, conseguindo assim ter um pleno entendimento das relações de causa e consequência envolvidas, além do aspecto técnico proporcionado pelo documentário assistido.
Análise Política e Cultural, ”Construindo um Império: Grécia”
A Grécia antiga era formada por cidades estados independentes, ou seja, cada cidade possuía sua própria autonomia política e econômica, organização que proporcionava vantagens e desvantagens, pois mesmo possuindo traços culturais em comum, as cidades estados não possuíam um sentimento de nacionalismo/homogeneidade, fazendo com que muitas vezes tais cidades competissem entre si, gerando conflitos.
Foi observando essa falha que Temístocles, líder político ateniense, viu a necessidade de compensar a desvantagem proporcionada por essa heterogeneidade tendo em vista o eminente ataque persa, que representava um grande perigo aos gregos.
Para vencer os persas, Temístocles criou uma frota de barcos Trirremes, que possuíam características impressionantes para a época. Além de compensar a desvantagem de 2:1 de sua frota em relação aos persas, atraindo tal povo ao estreito de Salamina, fazendo com que apenas alguns barcos persas conseguissem atacar, garantindo assim a vitória grega.
Essa batalha foi muito importante e orientou a economia e a cultura grega. Pois após essa batalha, Atenas passou a ter supremacia marítima, estabelecendo como base de sua economia, as trocas comerciais com outras regiões. Além de que após tal vitória, as batalhas ganharam uma grande importância para os gregos, haja vista os dois livros