Construcao Social Do Sujeio E Behaviorismo
2791 palavras
12 páginas
Trataremos nesta apostila de organizar algumas informações básicas sobre a Psicologia a partir dos livros de três autores: Davas, Bock e Gatle sobre a importância cio convívio social na nossa Iiunianí/ação e as Iconas ÍJcIia\a c Psícaiialitica.l, A construção social do sujeito
"Na í n d i a , onde os caso:; de m c n i n o s - l o b o s foram r e l a t i v a m e n t e numerosos, dcscobriram-sc, cm 1920, duas crianças, A m a l a c Kamal.i. vivendo nti meio de utnn família de lobos. A primei n linha um ano c meio c veio ,1 morrer um ano mais tarde. K a m a l a , dc oito ano.1! de idade, v i v e u ata 1929. Nilo tinham nada de humano, c o .seu comportamento era cxaiamcnic .semelhante aquele dos seus irmílos lobos.
"filas c a m i n h a v a m tle quatro, apoiando-se .sobre os joelhos e eolnvclos para os pequenos irnjetos e sobre as milos c os rxis para os Irajclns longos c r.lpidos.
"iiram incapa/.cs de permanecer cm pc\ ú se a l i m e n t a v a m de canic crua ou podre, c o m i a m c bebiam como os a n i m a i s , lançando a cabeai pura a frcnie c lambendo os líquidos. Na i n M i í u i ç í l o onde foram recolhidas. passavam o dia acabrunhadas c proMrad.i;; n u m a somhra; eram alivas e ruidosas d u r a n t e a noite, procurando fui;ir c u i v a n d o como lubo.s.
Nunca choravam oti r i a m . K a n i a l a viveu u i t o anos na in.stííuiçilo que a acolheu, humnni/.ando-sc l e n i a i n c n t c . Ela necessitou de seis anos para aprender a andar c pouco antes tle morrer srt tinha um vocalml.lrio de 50 palavras. A t i t u d e s a f c l i v a s foram aparecendo aos poucos.
"Cila chorou pela primeira vc/. por ooasi;ln da morte de A m a l a c se apcyou Icniamcnic as [jcssoas c|iie cuidaram dcía e .Is ou Iras com as quais conviveu. "A sua i n t e l i g ê n c i a p c n n i l i u - l h c comum.:.ir-;;c com muro.-, por gcslos, inicialmente, c depois pnr p a l a v r a s de um vocabulário rudimentar. aprendendo a e x e c u t a r ordens simples.""
O rclaii) iicinu descrevi: um