Constituições Injustas
Nome: Ana Carolina Oliveira nº4 série: 1º A
Constituições Injustas
Profº: Ronaldo
São Paulo, 19/09/14
Introdução
Constituições injustas são aquelas que servem aos interesses dos governantes e não ao bem comum. São elas: a tirania, ou seja, o comando de um só chefe que persegue o próprio interesse; a oligarquia, ou seja, o comando dos ricos que procuram o bem econômico pessoal; a toda a diferença social em nome da igualdade e a democracia.
Oligarquia: Governo de poucas pessoas. Ocorre quando um pequeno grupo de pessoas de uma família, de um grupo econômico ou de um partido governa um país, estado ou município. Uma das características desta forma de governo é que os interesses políticos e econômicos do grupo que está no poder prevalecem sobre os da maioria.
Democracia: regime de governo que pode existir também, no sistema republicano, ou no sistema monárquico, onde há a indicação do primeiro ministro que realmente governa. A democracia tem princípios que protegem a liberdade humana e baseia-se no governo da maioria, associado aos direitos individuais e das minorias.
Tirania: termo que procede de um vocábulo grego e que faz referência ao abuso do poder, da força ou da superioridade. A tirania também é o governo exercido por um tirano (uma pessoa que exerce o poder de acordo com a sua vontade e sem justiça). Enquanto regime de poder absoluto, a tirania constitui um uso abusivo do aparelho estatal.
Democracia: O voto é direito de todos e tem o mesmo valor, o povo pode formar com liberdade os partidos políticos, que obedecem a regras definidas, as pessoas têm liberdade de expressão, podem se manifestar livre e publicamente. Há o direito de voto livre e secreto em que é escolhido quem irá governar por um tempo definido, sendo livre a propaganda dos partidos políticos para alcançar votos