Constituições brasileiras
As constituições do Brasil|
Vitória
2013
"Quando vou a um país, não examino se há boas leis, mas se as que lá existem são executadas, pois boas leis há por toda parte" - Charles-Louis de Secondatt.
RESUMO
Um marco na história da democracia e um fator de suma importância para a independência do Brasil, as constituições mostraram-se ao longo da história, sua vital importância para com o desenvolvimento histórico da nação.
Em caminhos que trilharam do autoritário ao democrático, do democrático ao ditatorial, as constituições em sua eximia magnificência regeram a história do Brasil com maestria; Desde os tempos áureos de 1824, onde iniciávamos por meio de uma carta outorgada de cunho liberalista, passando por reformas inspiradas na constituição norte americana em 1891 onde iniciávamos um caminhar mais prospero a democracia; E apesar de um governo autoritário em 1937 e suas regências ditatoriais em 1967, o Brasil conseguiu, enfim, se findar com um estado democrático em 1988.
As constituições desde então, passaram a fazer parte da vida de cada cidadão brasileiro, e sua absorção por parte dos supracitados, é de suma e vital importância para o aperfeiçoamento dos direitos civis, dos direitos de cada cidadão brasileiro perante a nação.
O objetivo principal de a pesquisa a seguir é não só, o autoconhecimento da história constitucional do Brasil, mas também, um aprofundamento na história da nação e como as constituições influenciaram no comportamento social do brasileiro, como estas afetaram o cotidiano de cada cidadão e de que forma, as mudanças escritas em tais linhas vigentes como “lei máxima”, alteraram a forma de vida da nação.
A história do Brasil, ampla e totalmente ligada às constituições que regeram nossa pátria mãe, também é desmistificada, com pontos históricos na evolução do Brasil e de sua