Constipacao intest
DRA. YANNA AIRES GADELHA DE MATTOS
PRECEPTORA RESIDÊNCIA MÉDICA PEDIATRIA E DO
INTERNATO-ESCS
HMIB/SES/DF - ALA B
Brasília, 18 de junho de 2012 www.paulomargotto.com.br Enfezado
Alguém
sabe dizer a origem dessa palavra e o porquê do uso dela para descrever uma pessoa emburrada? Por coincidência, em francês tem a palavra correspondente "enmerdé", ao pé-da-letra significa, "en-merdado"!!!!
Irado, enrraivecido, bravo, muito nervoso. Literalmente quer dizer "cheio de fezes", situação que provoca enraivecimento e ira na pessoa quando esta acumula muitas fezes no organismo. Enfezado
A
autêntica etimologia da palavra é outra. Não tem nada a ver com intestino preso. A palavra deriva do latim infensatum, referente a uma atitude de hostilidade defensiva. O enfezado está no seu canto, encolhido de medo, assustado, mas fazendo aquela cara feia para defender-se, com raiva (mas no fundo é fragilidade...), respondendo sempre com rispidez, ameaçando agredir o primeiro que se aproxime.
INTRODUÇÃO
Padrão
normal de evacuações = sinal de saúde
Desvios nos padrões das evacuações são responsáveis por cerca de 3% das consultas pediátricas gerais e por 25
% das idas aos gastroenterologistas pediatras. Introdução
População ocidental principalmente.
Mulheres, crianças e idosos.
Relação entre meninas e meninos até
4
anos é de 1:1.
Com 5 anos ou mais a relação eleva-se a 3-4:1.
Estima-se que uma de cada dez crianças requeiram atenção médica para constipação, em alguma época da vida. Prevalência no Brasil:
28,8% Maffei et al (1997), Botucatu, SP
26,8% Del Ciampo et al (2006), Ribeirão Preto, SP
21,8% em lactentes Motta e Silva (1998), Recife, PE
Definições
Constipação
= ocorrência de qualquer uma das seguintes manifestações, independentemente do intervalo entre as evacuações: eliminação de fezes duras, na forma de cíbalos, seixos ou cilíndricas com rachaduras, dificuldade ou dor para evacuar, eliminação esporádica de fezes muito calibrosas