Consolo em tempos difíceis
Talvez já tenhamos nos deparado com uma situação assim. Pode ser que essa conversa tenha ocorrido com algum irmão, vizinho, colega de trabalho, ou no serviço de campo. Nesses casos, qual deve ser a atitude de um cristão? Eu convido a todos a pegarem as suas Bíblias e acompanharem comigo a leitura da Segunda Carta aos Corintios 1:3,4. O texto menciona que devemos consolar aos que estiverem em qualquer sorte de tribulação. Seja devido ao falecimento de um parente como já mencionado, ou qualquer outra situação aflitiva a que estamos sujeitos neste sistema governado por Satanás, devemos imitar o exemplo de Jesus, consolando aos que pranteiam. Sendo assim, de que maneiras podemos consolar a outros?
Vamos considerar duas maneiras de se consolar a outros: consolo através da palavra de Deus e consolo através de nossas próprias ações.
Quer já sejamos cristãos batizados, quer estejamos apenas começando a aprender sobre Deus e seus propósitos, podemos ser muito consolados pela Palavra escrita de Deus. Sendo assim, eu convido a todos a pegarem as suas Bíblias e acompanharem a leitura do texto de Romanos 15:4. As Escrituras Sagradas podem nos consolar e nos tornar “plenamente competentes, completamente equipados para toda a boa obra conforme diz 2 Tim. 3:16,17. Conhecer a verdade sobre Deus e ter uma esperança genuína para o futuro, com certeza é muito consolador. Portanto, é muito apropriado que leiamos a Bíblia diariamente, nos beneficiando dela e das publicações cristãs que são preparadas para nos consolar e, por conseguinte, também estaremos preparados para consolar a outros.
Outra forma de consolo é através das nossas próprias ações. Pode ser que em um determinado momento algum irmão precise de nosso